28 Junho, 2017

A Cultura do Porto está mesmo em Expansão

Não, não é um aforismo. Há um programa que desde 2014 vagueia todos os km2 da cidade, entrecruzando, de uma vez só, políticas culturais com políticas de coesão social e de regeneração urbana. Apelidado de Cultura em Expansão, o programa promove a interacção dos portuenses com a arte e a cultura, convocando-os para performances artísticas que decorrem, na sua maioria, em locais periféricos e bairros sociais. 

Ler Artigo Completo

Partilhar

Quebrar barreiras e acessos condicionados, encurtando distâncias culturais. É esta a missão do Cultura em Expansão, programa que o município do Porto implementou há três anos sob a chancela do então vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva. Agentes artísticos da cidade, mas também do país, motivados pela iniciativa agregadora, envolveram-se com as comunidades e criaram – a partir do zero – espectáculos para públicos diversificados, sem excluir territórios.

Só no último ano, a cidade recebeu cerca de 70 sessões do Cultura em Expansão. Laboratórios Artísticos, OUPA!, Nova e Meia – Cineclube Nómada, e espectáculos de artes performativas realizados em palcos inusitados como a Sé, a Cantareira, ou o Bairro Rainha D. Leonor, ditaram uma agenda intensa. Agenda essa que teve ainda espaço para ver nascer e ramificar um novo projeto: A Cada Um a Sua Música, responsável pela deslocação de Gisela João à Bouça, de Pedro Burmester à Pasteleira, ou de B Fachada a Campanhã.

Estimular o sentimento de pertença das gentes do Porto, em especial junto dos jovens em situação de risco e exclusão, é também um dos principais fundamentos do Cultura em Expansão. Importa, neste domínio, salientar o trabalho desenvolvido pelo OUPA!, o braço do programa que maior sentimento de unidade sociocultural confere. Com data de arranque em 2015, o OUPA! instalou-se no Bairro do Cerco, local que viu nascer a sua primeira residência artística itinerante. Como mentores, congregou um vasto conjunto de artistas, entre os quais Capicua, D-One, André Tentúgal e Vasco Mendes.

Provando que o projecto deixou lastro, os participantes pioneiros fundaram uma associação juvenil que conta com, aproximadamente, 45 sócios. As oficinas de escrita, produção musical, vídeo e performance prosseguiram em 2016 para Ramalde, estimulando novos jovens com sensibilidade artística para o “do it yourself”. Uma nova residência para o OUPA!, que voltou a cumprir o seu desiderato: promover a coesão social através da cultura. No final de 2016, como é tradição do projecto, realizou-se um espectáculo final no Rivoli, aberto a toda a cidade. Este ano, o OUPA! chegou ao Bairro da Pasteleira.

Naquele que é o quarto ano consecutivo do Cultura em Expansão, pode afirmar-se que o Porto refrescou o seu ethos. A profusão de eventos de livre acesso, com a participação interventiva das suas gentes, em novos palcos que a cidade deixa a descoberto, como acontece com o projecto Um Objeto e os Seus Discursos, marca, de forma indelével, a história cultural Porto.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo