27 Julho, 2017

Monte da Bela é o primeiro projecto destinado à habitação a rendas controladas no Porto

É, para Rui Moreira, “um modelo virtuoso”. A primeira operação da proposta da candidatura independente para a habitação a preços controlados na cidade está prevista no Monte da Bela, localizado em Campanhã, na mesma área onde outrora se situava o Bairro de S. Vicente de Paulo. Segundo o arquitecto Pedro Baganha, quinto nome da lista à vereação, o empreendimento terá “entre 200 a 250 casas”, num investimento que não comporta qualquer custo para a autarquia, uma vez que será concretizado por privados. O Município do Porto apenas cede os terrenos para a construção.

Ler Artigo Completo

Partilhar

A apresentação detalhada do projecto esteve a cargo do arquitecto Pedro Baganha, que sublinhou que “o terreno tem um elevado potencial e uma belíssima exposição”. Desde logo, em termos de acessibilidades é envolvido pela VCI, dispondo também de uma rede de transportes públicos próxima. Em termos de área, são perto de 30 mil metros quadrados, para uma construção entre 200 a 250 fogos.

Sobre este aspecto, o número total de casas será mesmo um dos indicadores que a Câmara Municipal vai considerar na selecção do promotor do concurso público, já que a proposta que mais fogos garantir à autarquia vê majorada a sua classificação final. O projecto, que avança caso o Nosso Partido é o Porto vença as eleições, será o primeiro na cidade destinado a “habitação para a classe média com rendas condicionadas”, explicou Pedro Baganha.

O custo do investimento privado previsto é de 20 milhões de euros, com o benefício da cedência dos terrenos por parte da autarquia portuense. O modelo, aliás, é semelhante ao que foi aplicado no Bairro Rainha D. Leonor no âmbito da habitação social, assinalou Rui Moreira. Por seu turno, o Monte da Bela é um projecto pioneiro na cidade dirigido à habitação da classe média.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo