28 Fevereiro, 2023

Assembleia Municipal do Porto aprova Voto de Solidariedade com povo ucraniano

Proposta do Movimento Rui Moreira: Aqui há Porto reforça a condenação da agressão da Federação Russa e apela à cessação imediata das hostilidades e à retirada do território ucraniano

Ler Artigo Completo

Partilhar

[Foto retirada do Portal de Notícias do Porto. Créditos: Filipa Brito e Guilherme Costa Oliveira] 

O Voto de Solidariedade, apresentado ontem pelo grupo autárquico independente, foi aprovado por maioria, com os votos favoráveis do PS, PSD, Chega e PAN, a abstenção do BE e o voto contra da CDU. Assim, “a Assembleia Municipal do Porto reafirma a sua solidariedade com o povo e as autoridades ucranianas, em particular com a Comunidade Ucraniana que escolheu o nosso país para viver”.

Após um ano de agressão continuada por parte da Rússia, o documento lembra que “a força dos números e dos meios tem sido constantemente derrotada pela força da razão, das convicções, da tenacidade e da bravura. Esta guerra desigual, remete-nos para a alegoria de David e Golias. O Povo Ucraniano, liderado por Volodomir Zelensky é hoje o símbolo da resistência dos princípios contra a opressão da tirania”.

Ainda com as imagens da manifestação “Uma semente pela paz” da última sexta-feira bem presentes, e que demonstram de forma clara a união dos portuenses em torno desta causa, o voto salienta a forma como o Ocidente civilizado reagiu. “A reação a esta invasão foi absolutamente inequívoca pelo mundo que vive sob o primado da lei e professa o valor da democracia. Esta é já a maior derrota de Putin, a renúncia à civilização e a militância do lado errado da História”.

O Movimento Rui Moreira: Aqui há Porto salienta que “a paz é urgente, com o Povo Ucraniano a poder exercer o seu inalienável direito a viver com estabilidade e segurança, exercendo a soberania sobre o território que é legitimamente seu e reconhecido pela Comunidade Internacional”. Aliás, o sofrimento pessoal de milhões de pessoas, desde há 1 ano transmitido em direto, motivou desde cedo a ajuda dos portuenses. Recorde-se que a 28 de fevereiro de 2022, há exatamente um ano, o Município do Porto lançou a campanha “SOMOS TODOS UCRÂNIA”, que só nas primeiras duas semanas angariou 1.104 ofertas de alojamento e enviou 90 toneladas de donativos.

Durante a sessão, Raul Almeida, eleito pelo Movimento Rui Moreira: Aqui há Porto, afirmou que o Voto de Solidariedade aprovado pela Assembleia Municipal é “um imperativo moral, ético e de democracia”.

Leia aqui o Voto de Solidariedade aprovado pela Assembleia Municipal do Porto.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo