As mais de 23 mil assinaturas chegarão transportadas pela pão-de-forma, após uma caminhada dos candidatos, a partir das 14,30 horas, desde a sede de campanha (Avenida dos Aliados, 66-80), até à Cordoaria.
A entrega do processo, dividido em dezenas de pastas, representa mais um obstáculo superado, criado pelos partidos políticos. A lei autárquica obriga todos os Grupos de Cidadãos Eleitores à recolha de assinaturas para a efetivação legal das suas candidaturas.
Ainda assim, o número de assinaturas recolhidas pelo Grupo de Cidadãos Eleitores “Aqui Há Porto” para todos os órgãos autárquicos excede em 72% o mínimo exigido por lei. Para a Câmara Municipal, o número de assinaturas apresentada atingiu 194% (às 5041 assinaturas validadas, acrescem 2758 não verificadas) em comparação ao requerido.
O processo de recolha de assinaturas envolveu dezenas de apoiantes, representando uma notável capacidade de mobilização cívica dos portuenses, mais ainda considerando o contexto atual de pandemia. Em 2013, o Movimento Independente desenvolveu o processo durante quatro meses, em 2017, em apenas um mês, e, em 2021, em menos de um mês.
Concorrem às eleições autárquicas pelo Grupo de Cidadãos Eleitores “Aqui Há Porto”, mais de 300 candidatos, distribuídos pelas oito listas apresentadas.
A todas e todos que nos ajudaram ao longo deste processo hercúleo, o nosso Muito Obrigado!
Aqui Há Porto, hoje e sempre.