28 Junho, 2023

Gestão integrada do parque desportivo do Porto garante maior e melhor oferta para todos

Desde 2018, o número de instalações desportivas passou de 16 para 24. Um enorme esforço e investimento do município, que passa também pela requalificação de infraestruturas já existentes. Catarina Araújo afirma que o Desporto é uma grande ambição do Executivo e salienta a ligação íntima com a qualidade de vida e a Saúde, área que assumiu no início do mandato

Ler Artigo Completo

Partilhar

“É com muito gosto que retomámos este exercício de prestação de contas, não só com os associados, mas também com todos os cidadãos interessados em conhecer o melhor o nosso trabalho”. Foi desta forma que Filipe Araújo, Presidente do Porto, o Nosso Movimento, deu o mote para a sessão realizada na semana passada na Casa do Desporto do Porto (IPDJ). Objetivo: apresentar resultados do trabalho desenvolvido nas áreas do Desporto e Saúde.

A protagonista da noite, Catarina Araújo, Vereadora responsável pelos setores em análise, prendeu a atenção das várias dezenas de portuenses que encheram a sala, e apresentou em detalhe resultados alcançados e projetos futuros. “Prestar contas é uma das atitudes mais nobres que podemos ter quando estamos nestes lugares. É uma questão de respeito, uma questão de dever”, afirmou a Vereadora do Pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto da Câmara Municipal do Porto.

Um dos grandes objetivos do mandato passa pelo aumento e requalificação das infraestruturas desportivas da cidade, não apenas pela criação de novos espaços, mas principalmente através de uma gestão eficiente, integrada e global do parque desportivo da cidade, capaz de garantir a sua maximização e rentabilização, salientou a autarca. Dessa forma, o Porto elevou o número de infraestruturas em praticamente todas as áreas: 7 pavilhões em 2018, para 12 em 2023, ano que já conta também com 8 campos municipais (eram 6 em 2018).

Campo do Outeiro devolvido à cidade até ao final do mês

Os campos municipais da Invicta concentram, aliás, uma parte substancial do investimento realizado nos últimos anos. “É com muito orgulho que já posso anunciar que este mês devolveremos o Campo Municipal do Outeiro aos portuenses”, revelou Catarina Araújo. O espaço representa um investimento municipal de 3,75 milhões de euros, que suportou a requalificação do campo de jogos, construção de bancada com 510 lugares e respetivos acessos para circulação dos utilizadores do espaço. A obra inclui ainda a construção de um edifício de apoio para os principais serviços das instalações, como bilheteira, balneários, secretaria, áreas técnicas e demais áreas para a gestão e administração do espaço. O renovado Campo do Outeiro será a casa do Sporting Clube da Cruz e terá associado um projeto de apoio a crianças carenciadas.

Outro dos destaques é o Parque Desportivo Ramalde / Inatel, que já em 2022 foi distinguido como o melhor complexo desportivo de Portugal, na categoria de cidades com mais de 100.000 habitantes (prémio atribuído anualmente pelo programa ‘Município Amigo do Desporto’). “Mas vamos fazer mais e já iniciámos a Fase 2 deste importante Parque Desportivo, que inclui, por exemplo, uma bancada coberta de 750 lugares e dois novos recintos desportivos, um dedicado aos desportos de lançamento de dardo, peso e martelo e o segundo à prática de tiro ao arco”, salientou. Aqui o Município do Porto vai investir mais de 4,5 milhões de euros.

Paralelamente, as 3 piscinas municipais da cidade foram também recentemente alvo de obras de beneficiação e melhorias técnicas. Destaque para a reabertura da Piscina Eng. Armando Pimentel – um esforço financeiro de cerca de 2 milhões de euros – que dispõe agora de um novo balneário, de um ginásio multiusos ampliado e áreas exteriores renovadas. Saliente-se ainda os vários trabalhos levados a cabo nos três espaços ao nível da eficiência energética, em linha com os objetivos ambientais do Pacto do Porto para o Clima, e que representam um investimento de cerca de 800 mil euros.

Reforço do apoio a clubes e atletas

A autarquia continua também a apostar nos clubes da cidade, tendo levado a cabo várias obras que contribuem para a requalificação e melhoria do parque desportivo da cidade. Futebol Clube da Foz, SC Salgueiros, Grupo Desportivo do Viso e Praça da Alegria FC, são alguns clubes alvo de apoios recentes, que totalizam quase 250 mil euros. Saliente-se, ainda, a grande aposta na instalação de equipamentos desportivos ao ar livre, nomeadamente 15 campos de basket, 18 miniginásios e a construção e ampliação do Skate Parque de Ramalde, “tão importantes e tão necessários após o confinamento criado pela pandemia”, declara a vereadora.

Catarina Araújo fez ainda questão de destacar a política municipal de apoio a atletas, como por exemplo o Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e de Elevado Potencial Desportivo. Com uma dotação de 107 mil euros em 2023, o programa apoia atualmente 29 atletas, mediante Contratos de Patrocínio Desportivos celebrados. “É importantíssimo porque apoia atletas notáveis, exatamente quando eles mais necessitam, e pode catapultá-los para níveis olímpicos”, explica.

A cidade do Porto está também a apoiar cerca de 8000 atletas através do pagamento de inscrições em escalões de formação, em múltiplas modalidades. Este ano, o Executivo municipal, liderado por Rui Moreira, decidiu realizar uma forte aposta no desporto feminino e no desporto adaptado, através de um esforço financeiro de 75 mil euros em apoios, que abarcam também as inscrições em escalões seniores.

Por outro lado, a autarquia não esquece a importância da atividade física informal e alargou o leque de programas para um total de 12. Entre os vários projetos em curso, e porque a noite já ia longa, Catarina Araújo destacou dois: o “Desporto no Bairro” e a “Missão Férias @ Porto”. No que respeita a este último, que se tem revelado um enorme sucesso, a autarca lembra que, “este ano, aumentaram as vagas e houve uma concentração nos meses com maior procura. Foi ainda criada uma parceria para receber crianças com necessidades especiais, tornando assim o programa mais inclusivo”. Já o “Desporto no Bairro” tem como objetivo inspirar e motivar os mais jovens para e pela prática desportiva em todos os lugares da cidade. “É um programa que tem transformado vidas e sonhos. É bom para o corpo, para a cabeça e enche-nos o coração”, confessa.

Aposta séria no posicionamento do Porto como “capital do Desporto”

Para além de todo o investimento em atividades, programas, clubes e pessoas, o Porto quer assumir-se como uma cidade voltada para o Desporto, enquanto condição determinante para a qualidade de vida dos seus habitantes. “O desporto e a atividade física são fatores determinantes na construção de uma cidade que se quer mais coesa, inclusiva, moderna e sustentável”, lembra a Vereadora eleita pelo movimento independente. Para alcançar este desígnio, a cidade tem atuado a diferentes níveis, como por exemplo na atração de entidades e infraestruturas de referência para o seu território. A permanência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional no Porto, através da construção da nova sede, confirma esta vontade, assim como a implementação da Academia de Futebol, da Associação de Futebol do Porto. “Um centro de excelência que estará também aberto a toda a cidade e ao serviço da população”, salienta.

Outro dos caminhos seguidos é a realização de grandes eventos internacionais, que representam também uma enorme mais-valia para a economia local e também para a projeção da cidade além-fronteiras. A cereja no topo do bolo é a concretização da candidatura do Porto e Gaia a Capital Mundial do Desporto 2027. “É um desafio incrível que nos motiva todos os dias”, diz Catarina Araújo.

Investimento na Saúde: envelhecimento ativo, saúde mental e prevenção

Ao nível da Saúde, o Município do Porto iniciou este mandato um novo paradigma, através da reorganização do pelouro, definição da visão e objetivos estratégicos e com a criação de uma nova Unidade Orgânica. “Apresentámos em fevereiro deste ano o Plano Municipal de Saúde, uma ferramenta fundamental de que nos orgulhámos muito. Na construção do plano participaram 137 entidades e 300 cidadãos, tornando-o realmente participado. E em 2023 já criámos 4 novos programas de intervenção direta junto da população”, afirma a Vereadora.

Durante a apresentação foram destacados, entre outros, projetos como o “Apoiar para Cuidar”, destinado aos cuidadores informais; o lançamento eminente do “Kit (Des) Encaixa-te”, que visa a promoção da literacia em Saúde Mental; o “NABo – Nutrição e alimentação é no Bolhão”, que leva ao emblemático mercado da cidade ações de literacia alimentar, com uma base científica e rigorosa, gerando valor real para toda a comunidade; e ainda o sistema de monitorização do estado nutricional infantil e da atividade física em crianças do 1º ciclo do ensino básico do Porto, que comprova as vantagens de aliar as áreas da Saúde e Desporto.

Por último, a autarca abordou o Programa de Consumo Vigiado, um tema que tem estado na ordem do dia devido à evolução da problemática da droga na região e no país. Recorde-se que, para além de consumo vigiado, o espaço criado pela Câmara Municipal do Porto – um investimento de 650 mil euros – disponibiliza consultas de infeciologia descentralizada, assegurada pelos dois Centros Hospitalares da cidade, e outras respostas integradas. “Comprometemo-nos a financiar esta resposta e fizemo-lo. Importa referir que o espaço não recebe apenas portuenses, mas também pessoas de vários concelhos limítrofes. Ao contrário do que às vezes se diz, a resposta de saúde está a ser dada e não está esgotada”, conclui Catarina Araújo.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo