1 Julho, 2017

Luís Valente de Oliveira desvincula-se do PSD ao fim de 40 anos para apoiar Rui Moreira

O mandatário da candidatura é Luís Valente de Oliveira. Ninguém tem tanta experiência governativa como ele, já que foi mais vezes e mais tempo ministro do que qualquer outra pessoa em Portugal. Ocupou pastas importantes e era visto como um dos militantes mais importantes do PSD.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Contudo, há poucos dias, escreveu ao seu partido de sempre pedindo a desfiliação. Por imperativo de cidadania, o ex-presidente da Assembleia Municipal do Porto queria fazer parte do movimento independente de Rui Moreira e ser seu mandatário, desvinculando do partido a que pertenceu durante 40 anos.

Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e doutorado pela mesma Faculdade em 1973, Valente de Oliveira é também diplomado em Planeamento e Desenvolvimento Regional pelo Institute of Social Studies da Haia, Holanda (1969) e tem um Master of Science em Planeamento de Transportes pelo Imperial College da Universidade de Londres (1971).

Dedicado à carreira académica, em 1980 tornou-se professor catedrático na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Além de professor, dirigiu o gabinete técnico e de gestão da Comissão de Planeamento Regional do Norte entre 1973 e 1978, tendo sido presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte entre 1979 e 1985.

Exerceu diversas funções governativas: ministro da Educação e Investigação Científica entre 1978 e 1979; ministro do Planeamento e da Administração do Território entre 1985 e 1995; ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação em 2002 e 2003.

Entre outros cargos, foi também administrador e vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal, vice-presidente do Conselho Geral da Escola de Gestão do Porto, administrador não-executivo da Parque Expo, administrador executivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, membro do conselho de administração da Fundação de Serralves e administrador da Fundação AEP.

É membro não-executivo do Conselho de Administração da Mota-Engil, presidente do Conselho de Fundadores da Casa da Música, coordenador europeu das Autoestradas do Mar e presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo