O Grupo de Cidadãos Eleitores Rui Moreira: “Aqui Há Porto” realizou este sábado o Passeio Atlântico pela marginal da Foz, da Avenida de Montevideu até ao Parque da Pasteleira, onde se realizou um pic-nic conjunto promovido pelos candidatos da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos e da União de Freguesias de Aldoar, Nevogilde e Foz do Douro, demonstrando o espírito de união e confraternidade na defesa de um Porto forte.
A meio do percurso, na passagem pelo Mercado da Foz, Rui Moreira, Tiago Mayan e Miguel Pereira Leite tomaram um café com João Cotrim de Figueiredo, líder da Iniciativa Liberal (IL), que se juntou à comitiva da arruada e expressou publicamente o seu apoio à candidatura de Tiago Mayan, a aposta de Rui Moreira para a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde nestas autárquicas.
Num encontro animado, o líder da IL frisou que aquele se tratava de “um encontro de amigos” com Rui Moreira, relembrando o respeito que possui pelo candidato e “o trabalho que ele fez no Porto”, o qual “merece este apoio”, que não deve ser confundido com uma “coligação partidária”, “pois não o é”. Sobre as acusações de despromoção de Tiago Mayan, por agora se candidatar ao “poder local”, após ter sido, ainda este ano, o candidato à Presidência da República pela IL, Cotrim Figueiredo disse não haver qualquer despromoção no entender do partido, que olha para o poder local como uma importante parte da ação cívica.
Rui Moreira deu ainda declarações à imprensa. Questionado sobre afirmações recentes de Tiago Barbosa Ribeiro, escolha socialista para o Porto, de que não será “muleta de Rui Moreira”, o candidato afirmou que “mais uma vez Tiago Barbosa Ribeiro está a falar para dentro do partido”, já que tal afirmação parece “uma crítica mais dirigida a Manuel Pizarro e ao PS que há oito anos fez um acordo pós-eleitoral connosco”. Criticou então o uso do termo que considerou que “não é muito adequado”, mas que corre na mesma linha de outras afirmações do candidato socialista, e da “forma radical como gosta de fazer campanha”.
Por fim, e ainda sobre a afirmação de Barbosa Ribeiro, Rui Moreira reforçou a sua intenção de conseguir maioria absoluta no Executivo e na Assembleia, dizendo que “assim simplificamos-lhe a vida. Temos maioria absoluta e ele já não tem esse drama existencial”.
Tiago Mayan, advogado e candidato às últimas Presidenciais, é a escolha de Rui Moreira para a União de Freguesias mais atlântica do Porto, após Nuno Ortigão, antigo autarca que venceu a freguesia com maioria absoluta em 2017, ter falecido no final de abril.
A candidatura de Tiago Mayan quer defender e lutar pelos valores do Porto nesta União de Freguesias, seguindo o exemplo de independência e coragem de Rui Moreira. Entre as medidas apresentadas pelo candidato estão a promoção empresarial do território, a reivindicação da melhoria da oferta de transportes públicos e o fomento da coesão social.