30 Abril, 2021

Novo Centro de Recolha Oficial de Animais do Porto oferece todas as garantias para o bem-estar animal

Aberto em abril de 2020, o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) constitui um salto muito significativo na política de bem-estar animal na cidade do Porto. O Plano de Bem-Estar Animal definido pelo Executivo de Rui Moreira tinha na construção deste novo equipamento uma prioridade, visando encerrar o antigo canil com mais de 80 anos, e criar uma estrutura que pudesse corresponder às expectativas da população, cada vez mais atenta e preocupada com o bem-estar animal.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O novo CROA permitiu aumentar a capacidade de acolhimento de animais e dispõe das mais modernas funcionalidades, ao nível das melhores práticas existentes: bloco cirúrgico para esterilização de cães e gatos, sala de enfermagem independente para tratamento e acompanhamento clínico dos animais alojados, zonas de exercício e sociabilização e uma área de tosquia e higienização. A estas, somam-se ainda condições que permitem a articulação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), para o apoio no alojamento de animais em quarentena provenientes de outros países.

A separação física e funcional entre o serviço de adoção e o serviço de recolha oficial é outra das novidades associadas ao novo equipamento, o que permitiu melhorar o serviço prestado e potenciar a adoção responsável dos animais disponíveis no centro.

O CROA é certamente a face mais visível da aposta do atual Executivo num trabalho diário e contínuo em prol dos nossos amigos de quatro patas.

Uma política de bem-estar animal integrada

Tal como preconizávamos no Manifesto Eleitoral com que nos apresentámos à cidade, em 2017, Definimos como prioridade melhorar a resposta aos desafios crescentes da saúde pública e do bem-estar animal. Nesse sentido, o Plano Municipal de Controlo e Bem-Estar das Populações Animais de Cães e Gatos corporizou uma estratégia de médio e longo prazo para assegurar o controlo sanitário das populações de cães e gatos e promover a adoção responsável, cumprindo as obrigações legais bem como a generalidade das recomendações de Associações Zoófilas, da Ordem dos Médicos Veterinários e da DGAV. Foi em torno desta estratégia que desenvolvemos algumas das medidas mais relevantes em favor da população animal.

Decidimos em 2016, de forma voluntária, eliminar a prática da eutanásia, mais de um ano antes de esta opção passar a ser legalmente obrigatória. A acrescer a isto, todos os animais adotados no Canil Municipal passaram a receber a oferta de cheque-esterilização.

Ao longo dos últimos anos, foram lançadas diversas campanhas fortes de promoção de adoção responsável, que contaram com a participação em diversas iniciativas públicas, bem como a publicitação no site da Câmara Municipal do Porto de todos os animais perdidos ou elegíveis para adoção, bem como alguns casos de adoções bem-sucedidas.

Desenvolveu-se, ainda, um programa de capacitação e enriquecimento de competências dos tratadores e colaboradores do CROA, foi reforçado o quadro de tratadores de animais e foram reorganizados os serviços para maximizar a resposta, disponibilizando equipas permanentes para qualquer solicitação, 24 horas por dia. Há ainda a destacar que o CROA dispõe de uma unidade de comportamentalismo animal própria para promover a sociabilização de cães em vias de adoção e a capacitação das famílias adotantes.

Parques caninos

Foram construídos dois parques caninos, o primeiro em 2019 no Jardim Paulo Vallada e o segundo no Parque do Covelo em 2020. Estes espaços proporcionam várias valências, como a separação de animais de grande e pequeno porte, sombra, bancos para os detentores, bebedouros (humanos e caninos) e dispensadores de sacos para a recolha e deposição dos dejetos dos cães. São espaços que possibilitam que os animais andem sem trela, não conflituando com outros utilizadores dos jardins e parques em que se inserem.

Programa CED (Captura-Esterilização-Devolução)

Em 2019 iniciámos o programa CED (Captura-Esterilização-Devolução), que tem como principais objetivos controlar e reduzir o número de gatos errantes assilvestrados, cuidar do bem-estar dos animais, reduzir focos de insalubridade na cidade e evitar a proliferação de pragas. O programa CED tem sido implementado por meio de colaboração com várias associações zoófilas de reconhecido mérito da cidade.

Desde o seu arranque, já foram alargados os protocolos de colaboração a novas associações e, até ao momento, foram legalizadas 66 colónias de gatos na cidade. Esta medida permitiu esterilizar, identificar eletronicamente e vacinar cerca de 800 animais, número que se perspetiva seja ultrapassado até ao final do ano.

O Porto passou a estar na linha da frente em termos de bem-estar animal, recuperando de uma situação com um passivo muito difícil e seguindo uma estratégia de médio-longo prazo coerente e que agora está em velocidade cruzeiro.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo