20 Julho, 2021

Nuno Cruz promete ser “um presidente de Junta próximo” da população do Centro Histórico

Nuno Cruz, candidato à União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória pelo Grupo de Cidadãos Eleitores “Aqui Há Porto” garante que a proximidade à população do Centro Histórico será “a sua primeira e última prioridade”. Na apresentação que decorreu ontem ao final da tarde, na Praça da República, o “Guerreiro do Norte” disse estar pronto para o novo combate no plano político e destacou as áreas da Educação, Ação Social e Desporto na sua lista de compromissos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

“Para muitos é o Guerreiro do Norte, a pessoa que conseguiu ser campeão do mundo, que conseguiu no desporto atingir o patamar mais elevado que se pode conseguir. Mas é mais do que isso: é cidadão exemplar do nosso Centro Histórico, pessoa que toda a gente conhece e é também um empresário de sucesso”, introduziu Rui Moreira, candidato à Câmara Municipal do Porto, na sessão que acolheu dezenas de pessoas na Praça da República, emblemático jardim da cidade que brevemente será reabilitado, tal como toda a sua envolvente.

“Filho da terra”, Nuno Cruz nasceu e cresceu na Rua de Belmonte, “na encruzilhada de três freguesias (Miragaia, São Nicolau e Vitória)”. A antiga glória do boxe português pode ter perdido a conta às centenas de ringues de boxe em que lutou, como diz, mas está consciente que – doravante – todas as lutas e debates de ideias contam para a vitória a 26 de setembro.

O Desporto assumirá, sem surpresa, um lugar de destaque na candidatura de Nuno Cruz. “Acredito verdadeiramente que, a par da Educação e da Cultura, o Desporto deve ser uma grande aposta na formação das nossas crianças e jovens. Vi muitos amigos e conhecidos perderem-se nas malhas da droga e da criminalidade. Não tenho dúvidas de que a prática desportiva podia ter evitado esse desnorte”, analisou.

Na presidência da União de Freguesias quer seguir os bons exemplos da Câmara Municipal (o programa Desporto no Bairro proporciona aulas de breaking, skate e surf a crianças e jovens dos bairros municipais e de zonas carenciadas) e “colaborar ativamente com o Município, no sentido de proporcionar mais opções para a prática desportiva no território, para além da já existente”.

Para o vasto território a que se candidata, Nuno Cruz estabelece mais compromissos e linhas estratégicas de atuação. A Educação será “uma grande aposta do programa”. “Queremos garantir que os mais novos possam crescer perto de casa, em equipamentos de excelência”, afirmou.

Em detalhe, explicou: “A União de Freguesias pode e deve ter um papel mais atuante a este nível. É minha prioridade e da minha equipa reabrir creches e infantários que fecharam, promovendo para isso um diálogo com as instituições do território mais capazes de fornecer estas respostas, e ser parte ativa no processo de negociação das verbas a atribuir pela Segurança Social”.

Além de mais enérgica e ativa na resolução dos problemas da população, teremos uma União de Freguesias “cooperante” com o Município, no apoio à “ampliação da rede de atividades extracurriculares, dispondo-se a contribuir para a criação de mais salas de estudo e ATL”, garantiu.

O objetivo, partilhou Nuno Cruz, é fixar as famílias que já vivem no Centro Histórico, mas também criar condições para atrair novas famílias para a zona mais central da cidade.

“Nos últimos oito anos, a cidade conheceu um crescimento extraordinário e o Centro Histórico foi o território do concelho do Porto que mais sentiu as dores desse crescimento. O presidente de Junta tem o dever de ser vigilante face às tentativas de crescimento desenfreado de algumas atividades económicas, principalmente nas áreas do turismo e do comércio. Os moradores do Centro Histórico podem contar comigo para essa mediação”, sublinhou.

Relativamente a esta matéria, Nuno Cruz aclarou o caminho que já tem sido feito por Rui Moreira. “Não me esqueço que foi o único presidente de Câmara que cumpriu a promessa que os seus antecessores nunca foram capazes de realizar. Criou condições e garantiu o regresso de famílias que tinham saído do Centro Histórico há 30/40 anos para os bairros municipais. É também o mesmo presidente que tem evitado que outras famílias saiam das casas onde sempre viveram. Pela primeira vez nos últimos dois mandatos, a Câmara do Porto exerceu o direito de preferência e adquiriu imóveis no Centro Histórico que estavam à venda no mercado, salvaguardando o interesse dos moradores”.

No campo da Ação Social, o candidato independente à União de Freguesias do Centro Histórico anunciou ainda que quer “ampliar a rede social de apoio aos idosos em situação de isolamento e aos acamados”, e ser o presidente de Junta que conhece os mais velhos pelo seu nome.

“A proximidade às pessoas será sempre a minha primeira e última prioridade”, frisou Nuno Cruz, acrescentando que estará empenhado em melhorar a capacidade de diálogo com a Câmara Municipal do Porto na procura das melhores soluções para a União de Freguesias.

No seu programa está igualmente inscrita “a reaproximação às coletividades e às associações de moradores do território”. Nuno Cruz diz que vê nelas “parceiras por excelência da União de Freguesias na transmissão dos problemas da comunidade, para sua rápida resolução”.

A reativação das festas populares da freguesia é outro dos objetivos apontado pelo candidato, que destacou a “extraordinária capacidade de trabalho” da sua equipa e o seu profundo conhecimento da União de Freguesias. “É a equipa certa no local certo”, declarou Nuno Cruz.

“Temos muita confiança que vamos reforçar a nossa posição no Centro Histórico”

Rui Moreira disse estar convicto de que o Movimento Independente sairá vitorioso no Centro Histórico, porque tem um candidato que “é capaz de motivar as pedras da rua”.

“Temos muita confiança de que vamos reforçar a nossa posição no Centro Histórico”. Na sua intervenção, o candidato à Câmara Municipal do Porto não escondeu ainda que o Grupo de Cidadãos Eleitores “Aqui Há Porto!” apresenta-se a eleições para ganhar em todas as frentes. “Queremos ganhar as seis freguesias. Queremos ganhar a Assembleia Municipal com maioria absoluta. E queremos manter maioria no Executivo Municipal”, declarou.

Para Rui Moreira, mais do que “obras faraónicas”, importa na governação da cidade “contribuir para o bem-estar dos portuenses”, com medidas como o alívio da carga fiscal, a água ao custo mais baixo da Área Metropolitana do Porto, e o transporte intermodal gratuito para crianças e jovens, que foram colocadas em prática.

“O que nos focamos é em melhorar a vida dos portuenses”, concluiu Rui Moreira.

Na apresentação marcaram presença Francisco Ramos, presidente da direção da Associação Cívica “Porto, o Nosso Movimento”, Miguel Pereira Leite, número um na lista independente à Assembleia Municipal, entre outros candidatos e apoiantes do Grupo de Cidadãos Eleitores “Aqui Há Porto!”.

O processo de recolha de assinaturas continua esta semana e, ao Porto Canal, Rui Moreira afirmou ser até este “um privilégio” que os partidos políticos concedem aos Grupos de Cidadãos Eleitores, porque aquilo que seria visto como um obstáculo, torna-se uma oportunidade única de aproximação à população.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo