Paranhos é a única freguesia da cidade a que o Grupo de Cidadãos Eleitores “Aqui Há Porto” concorre que ainda não é governada por cidadãos independentes. Os portuenses de Paranhos precisam de eleger Paulo Silva para que a Junta de Freguesia se adapte aos novos tempos e consiga, de facto, trabalhar para melhorar e aumentar a qualidade de vida da população de Paranhos, sempre num estreito, assertivo e firme diálogo com a Câmara Municipal do Porto.
Esta mesma ideia foi transmitida hoje por Rui Moreira. “Temos muita esperança que, com esta equipa, vamos vencer Paranhos no dia 26 de setembro”, afirmou o candidato à Câmara Municipal do Porto na apresentação de Paulo Silva, que contou com a comparência de dezenas de pessoas.
A “qualidade do cabeça de lista” e o seu grau de “exigência” são fatores que tranquilizam Rui Moreira para a corrida que se aproxima. É a “política para as pessoas” (a mesma que garante, ao nível da cidade, o preço de água mais baixo da região, transportes gratuitos para jovens até aos 18 anos, e menos impostos para as famílias), sem “obras faraónicas” e concentrada no bem-estar da população que verdadeiramente contam. Uma Junta de Freguesia que não se vai “apropriar do que muitas vezes a Câmara [Municipal do Porto] faz” e que terá voz própria também ao nível da descentralização de competências do Município para as Freguesias, salientou Rui Moreira.
Nas duas últimas eleições, tinha revelado já o mandatário da candidatura, Luís Artur Pereira, o Movimento Independente cresceu sempre em Paranhos. O cenário é, pois, de confiança numa vitória, sustentada no melhor programa eleitoral e na capacidade de trabalho de uma vasta equipa, liderada por Paulo Silva.
No campo desportivo, o candidato adiantou ser prioridade “criar condições para o regresso pleno à freguesia daquele que é um símbolo desportivo de Paranhos, o Sport Comércio e Salgueiros, clube com mais de um século de tradição desportiva”.
Nesta área, Paulo Silva quer ainda incentivar os clubes desportivos a abrir portas ao desporto adaptado, realizar programas ocupacionais e fomentar práticas saudáveis de convívio coletivo.
“A título de exemplo, pretendemos requalificar o antigo campo do Salgueiros, criando uma parceria com a Metro do Porto para instalar no local um skate park, minicampos de basket, campo futebol e uma zona fechada de passeio para animais domésticos”, avançou.
Parques infantis cobertos para que as crianças possam conviver ao ar livre, em qualquer altura do ano, soma-se ao rol de propostas do candidato, que também é professor. Aliás, no domínio educativo, Paulo Silva compromete-se a preparar Paranhos no âmbito da gestão escolar (fruto do processo de descentralização em curso), contribuindo, com a Câmara Municipal do Porto, para melhorar as condições de ensino.
Na área sénior, o candidato à Junta de Freguesia de Paranhos confirma que “há muito trabalho a desenvolver” para assegurar o envelhecimento ativo dos idosos da freguesia. “Não os esquecemos e temos a obrigação de criar para eles boas condições para uma vivência digna e útil, com programas de carácter ocupacional. Por isso, vamos criar uma rede de apoio com entidades locais, visando a organização de atividades de lazer e cultural”, declarou.
A criação de “bolsas de emprego”, através do fomento de parcerias empresariais e da proximidade às faculdades, institutos e empresas locais, será outro dos cavalos de batalha de Paulo Silva, apostado também em apoiar o comércio tradicional de Paranhos, com um olhar atento à Rua de Costa Cabral, artéria comercial por excelência.
Em matéria de Ambiente, o candidato pretende “estimular e apoiar a criação de hortas comunitárias”, criar um mercado de produtos frescos e biológicos semanal no Parque do Covelo, bem como incentivar a população local ao usufruto deste espaço verde e ao do futuro Parque da Asprela. Intenção que se conjuga com a criação de mais parques para animais domésticos.
No campo da segurança, à semelhança de outras freguesias na cidade, Paulo Silva quer implementar a figura do guarda noturno. “Temos de voltar a ter um contingente de Guardas Noturnos e melhorar a parte luminária na Freguesia”, sublinhou.
Entre as novidades do programa para a Junta de Freguesia de Paranhos, destaque ainda para o “Provedor do Cidadão Paranhense”, destinado a receber as críticas, sugestões, informações e apelos dos cidadãos.
“O líder de uma estrutura de governação, como é por exemplo a Junta de Freguesia, não pode aspirar a ser mais do que a roda de transmissão do querer e da ambição da população”, assentou Paulo Silva.
“Como prova disso, quero partilhar com todos vós que 100% dos candidatos que escolhi para a minha lista são de Paranhos”, revelou. O objetivo de recolher mais de 1.200 assinaturas já foi cumprido, adiantou ainda o candidato. Para esse desígnio, contribuíram cidadãos do Bairro do Regado, São Tomé, Outeiro, Bom Pastor, Carriçal, Santa Luzia, entre muitos outros.
Antes, o mandatário da candidatura, Luís Artur Pereira, sublinhou que Paranhos é parte integrante da cidade, e que, por isso, é imperioso retirar o território a “sombra”. “Paranhos não é uma ilha”, reforçou. Além de elegerem Paulo Silva para a Junta de Freguesia de Paranhos, Luís Artur Ribeiro pediu aos cidadãos de Paranhos que reforcem o voto nos outros dois órgãos autárquicos: Câmara Municipal (em 2017, obteve 41% dos votos da freguesia) e Assembleia Municipal (há quatro anos, recebeu 37% dos votos de Paranhos).