16 Abril, 2021

Projeto (D) de Eficiência promove a inclusão de pessoas com deficiência

O projeto (D) de Eficiência foi criado pela Câmara do Porto em 2019. Nestes dois anos, dinamizaram-se mais de uma dezena de iniciativas, que envolveram perto de 300 pessoas. Os resultados desde já obtidos demonstram vários exemplos de integração no mercado de trabalho.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Desenhado no segundo mandato da governância independente da Câmara do Porto, este projeto tem como objetivo a promoção da inclusão de pessoas com deficiência e incapacidade no mercado de trabalho, através da valorização e desenvolvimento das competências de empregabilidade, procurando estimular a criação de condições mais favoráveis à sua integração na vida profissional.

De modo a dar resposta a estes desafios, o Município abordou uma vasta rede de entidades e instituições para se associarem à iniciativa como parceiros, com o intuito de sensibilizar e envolver um maior número de pessoas e empresas. Foi assim que se juntaram ao (D) de Eficiência o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Associação Empresarial de Portugal, a Associação do Porto de Paralisia Cerebral, a Associação Salvador, a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico do Porto.

Desenvolvido numa dupla vertente, que engloba candidatos a emprego e organizações empregadoras, permite a capacitação destes recursos para o desenvolvimento das suas competências e ferramentas de empregabilidade, com vista à futura integração profissional. Por outro lado, o programa permite também informar e sensibilizar as empresas para os benefícios da integração, nas suas equipas de trabalho, de pessoas com deficiência e incapacidade.

O projeto é constituído por diferentes momentos, nomeadamente: um momento informativo e de sensibilização junto dos empregadores; uma etapa de implementação de um programa de capacitação em competências transversais e de empregabilidade para os profissionais com deficiência e incapacidade; e ainda uma fase de treino da situação de entrevista de emprego.

Tudo culmina no designado Dia (D) de Eficiência, em que decorre a iniciativa de recrutamento, através de um encontro entre empresas e candidatos a emprego. Para esta ocasião, são agendadas entrevistas de emprego de curta duração, mediante o perfil do candidato e as necessidades da empresa. Posteriormente, é partilhado o feedback dos recrutadores em relação ao desempenho dos candidatos em situação de entrevista.

Mais de metade dos participantes foram integrados no mercado de trabalho

No âmbito deste projeto foram realizadas um total de 14 iniciativas, em que participaram 294 pessoas (profissionais com deficiência e incapacidade, recrutadores e representantes institucionais).

No Dia (D) de Eficiência estiverem presentes nove empresas: Adecco, Faurecia, Grupo Ibersol, Grupo Pinto Cruz, Grupo Salvador Caetano, Grupo Trivalor, Mindera, Randstad e Sonae Capital, que entrevistaram 17 profissionais com deficiência e incapacidade.

Principais resultados:

– 54% dos candidatos participantes no projeto foram contactados para uma segunda entrevista ou apresentação de proposta de emprego (31% no dia seguinte à iniciativa);
– 54% dos candidatos participantes integrou-se profissionalmente; dos quais 23% enquanto trabalhadores por conta de outrem (destes, 67% em contratos de trabalho e 33% em contrato de estágio);
– 50% das empresas participantes alteraram a sua perceção acerca dos candidatos a emprego portadores de deficiência e incapacidade;
– 100% indicou que gostaria de participar em futuras iniciativas.

A segunda edição do projeto (D) de Eficiência está, atualmente, em curso, tendo já sido rececionadas as inscrições de 50 candidatos a emprego portadores de deficiência e incapacidade. Dos inscritos, 32 cumpriam os critérios de acesso, tendo-lhes sido proposta a realização de uma prova de seleção, etapa em que foram selecionados 20 candidatos.

No âmbito da organização do Dia (D) de Eficiência foram rececionadas as inscrições de 39 empresas. Atualmente, decorre o designado processo de matching entre as necessidades de recrutamento das empresas inscritas e o perfil formativo e profissional dos 20 candidatos selecionados.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo