Normalizadas que estão as relações com os clubes e associações desportivas da cidade, e estabelecida uma relação de maior proximidade com os agentes desportivos, através do reforço no apoio ao associativismo e ao ecossistema desportivo da cidade, a reabilitação e ampliação do parque desportivo passou a ser a grande prioridade deste novo ciclo.
Com um plano ambicioso, reconquistámos anos de atraso, investindo não só na recuperação e modernização da rede municipal de piscinas, pavilhões e grandes campos, mas também lançando um ambicioso conjunto de investimentos para a ampliação da oferta municipal.
Entre pavilhões, piscinas e campos da rede municipal de infraestruturas desportivas, são mais de uma dezena de empreitadas, em curso ou a executar em breve, que totalizam cerca de um milhão de euros de investimento, sem esquecer as empreitadas que visaram a melhoria da eficiência energética, térmica e ambiental das piscinas.
No caso da Piscina Eng.º Armando Pimentel, dada a necessidade de uma beneficiação mais profunda, cujo valor ascende a mais de um milhão de euros, está a ser ultimado o projeto de execução e previsto o lançamento do concurso para a empreitada ainda em 2021.
Tal como assumido no nosso Manifesto Eleitoral, vamos dar continuidade à requalificação do Parque Desportivo de Ramalde/INATEL, investindo cerca de três milhões de euros na ampliação deste equipamento. Esta segunda fase prevê a construção de um novo campo de futebol/rugby, uma zona de lançamentos e de tiro com arco, além de um edifício de apoio com balneários e áreas técnicas.
Recorde-se que, desde 2019, o Parque Desportivo de Ramalde passou a contar com uma nova valência, com a abertura do primeiro Skate Park na cidade. O sucesso deste projeto superou todas as expetativas, de tal forma que foi já decido duplicar a área do recinto e alargar a oferta de obstáculos, estando o projeto de ampliação a ser ultimado e prevista a construção ainda em 2021.
O Complexo Desportivo Monte Aventino ganhou nova vida com o contrato celebrado com a Federação Portuguesa de Ténis, transformando-se num centro de excelência para a prática e o ensino de desportos de raquete, com um centro de formação e alto rendimento, mantendo-se o imóvel na propriedade municipal e ao serviço da cidade.
Do lado da nova construção, merecem ainda destaque mais dois grandes projetos: o Campo Municipal do Outeiro, localizado em Paranhos, e o novo Campo Desportivo Municipal de Justino Teixeira, em Campanhã, num investimento global superior a 6,5 milhões de euros. Ainda durante este ano, serão também concluídos os novos balneários que vão servir de apoio ao requalificado campo de futebol do Parque da Cidade. Em 2021, vamos ainda dotar a Praia Internacional do Porto de uma estrutura de apoio ao surf.
Toda a oferta desportiva da cidade estará brevemente reunida numa nova plataforma digital do Município do Porto, denominada “Desporto 365”. Esta App, que será mais do que uma carta desportiva, estará em constante atualização e disponibilizará informação detalhada sobre as entidades que se dedicam à prática desportiva na cidade, apresentando as suas diversas infraestruturas e cada uma das modalidades disponíveis. Mais do que nunca, o Porto é uma cidade aberta ao desporto, todos os dias do ano.