A visita de Rui Moreira à Santa Casa da Misericórdia, na qualidade de candidato à Câmara Municipal do Porto (CMP), foi realizada num reconhecimento do mútuo trabalho executado entre esta instituição e a CMP, em inúmeros projetos de índole social e na área da habitação.
Questionado pelo Porto Canal relativamente a declarações do candidato socialista, que numa entrevista recente acusou a CMP e a SCMP de estarem de “costas voltadas”, António Tavares recordou que “instituições como a Câmara do Porto e a Misericórdia têm séculos de colaboração”, sendo que, frisou, a visita do candidato foi importante para “aprofundar os aspetos onde a colaboração pode ainda ser maior, nomeadamente nas questões sociais que têm a ver com os imensos problemas que aparecem mas fazem parte da nossa vida”.
Rui Moreira realçou a importância desta estrutura para a coesão social e para a qualidade da habitação na cidade, reforçando que “a Santa Casa da Misericórdia é a instituição mais relevante do Porto num conjunto de campos”. A Santa Casa da Misericórdia possui “qualquer coisa como 800 fogos”, o que lhe assegura um lugar de vincada importância numa cidade em que 13% dos cidadãos vivem em habitação social.
A visita, segundo o candidato, serviria, assim, para além do reconhecimento do trabalho efetuado até agora, como um diagnóstico da cidade, importante porque, devido ao “processo da pseudodescentralização que está em curso”, a Câmara necessitará de parceiros competentes nas diversas áreas, de forma a continuar a oferecer o melhor aos portuenses.
Ao longo dos últimos anos, a CMP e a Santa Casa da Misericórdia têm reunido esforços em volta de vários projetos, como a Rede Social do Porto, sendo a Santa Casa da Misericórdia membro do NIPSA – Núcleo Planeamento Intervenção Pessoas em Situação de Sem-Abrigo do Porto, a Estratégia Local de Habitação, a Chave de Afetos, o Projeto “Plataforma+Emprego”, o HOME4HOMELESS e o Porto, Cidade Sem Sida.
A ação terminou com uma visita de Rui Moreira e de candidatos à vereação ao Centro Integrado de Apoio à Deficiência, nas instalações contíguas à sede da SCMP.