Em setembro de 2020 lançámos o “Study in Porto”, com o principal objetivo de promover o Porto como destino de excelência e contribuir para captar e reter ainda mais talento.
Trata-se de uma plataforma de informação online direcionada a todos os estudantes, nacionais e internacionais, que pretendam vir estudar para a cidade do Porto, mas também para todos os que já se encontram na cidade.
Através do endereço www.studyinporto.pt, os jovens podem aceder a um conjunto de informações úteis, em Português e Inglês, capazes de os auxiliar ao longo de todo o processo de integração na cidade. Desde a oferta de ensino e investigação, passando pelo alojamento, até dicas sobre a mobilidade no interior do concelho, os conteúdos publicados são de âmbito diversificado. Inclui ainda oportunidades de emprego e sugestões para atividades culturais e lúdicas.
A plataforma tem na sua génese uma estratégia de cooperação, que começou a ser desenvolvida entre o Município do Porto e a Federação Académica do Porto (FAP), e que depois foi alargada e enriquecida com o envolvimento da Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto, Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, Universidade Fernando Pessoa, Universidade Lusíada – Norte, Escola Superior de Enfermagem do Porto, Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Universidade Lusófona do Porto, ISAG – European Business School, Uniplaces, Inspire Future e Erasmus Student Network – Porto e Comissão Fulbright. Nesse sentido, também é um meio privilegiado para apoiar a realização de atividades e programas conjuntos destas entidades.
A promoção da plataforma é realizada através da página oficial “Study in Porto” e nas redes sociais Instagram e Facebook, meios fundamentais para alcançar o público juvenil.
Estratégia para a juventude
Por outro lado, desde janeiro de 2020 está em curso o processo de construção da Estratégia da Juventude do Porto 4.0. O objetivo estabelecido foi o de lançar a nova estratégia com a juventude, em cocriação, fortalecendo a participação dos jovens e o trabalho com os jovens.
O processo teve como fase prévia a auscultação dos principais parceiros, unânimes na necessidade de revisão do Plano Municipal da Juventude e da sua adaptação às rápidas mudanças observadas e aos novos desafios que a juventude enfrenta atualmente.
Para desenhar o modelo da nova estratégia, realizaram-se um conjunto de entrevistas a stakeholders locais, nacionais e internacionais. Foi ainda constituído um grupo de revisão de pares e foram envolvidas, logo desde o início, as seguintes entidades: o Conselho Municipal da Juventude do Porto, o Conselho Nacional da Juventude, a Federação Nacional de Associações Juvenis, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a ERYICA, o Fórum Europeu de Juventude e a OCDE. Desta forma, foi possível criar um modelo “alinhado” com as boas práticas nacionais e europeias e incorporar os contributos de várias entidades e instituições de referência no setor da juventude.
O modelo para a construção da Estratégia da Juventude do Porto 4.0 viria a ser aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Municipal da Juventude em julho de 2020, que tem reunido periodicamente, com assinalável sucesso e recorde de participação. Atualmente, 115 organizações membro estão empossadas.
Efetivamente, o processo está a gerar impacto. Além de abrimos novos horizontes para os jovens, existe um sentimento de pertença relativamente a esta nova abordagem, que contempla projetos de impacto local e um maior envolvimento da comunidade.
Esta caminhada culminará brevemente, estando prevista a apresentação da Estratégia da Juventude do Porto 4.0, para aprovação, no Conselho Municipal da Juventude a realizar em maio.
Todo este trabalho de cooperação tem ainda contribuído para reforçar o posicionamento do Município do Porto como exemplo de boas práticas a nível das políticas locais de juventude. De referir que o modelo adotado para cocriar a nova estratégia para a juventude foi apresentado no XXV Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento sobre Reforma do Estado e da Administração Pública, a convite do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Além disso, a Câmara do Porto viu aprovado o seu primeiro projeto Erasmus+, esteve envolvida na Semana da Educação Global 2020, organizada pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa e participou na 3.ª Convenção Europeia de trabalho com Jovens, a convite da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação. Numa entrevista promovida pela Europe Goes Local – programa que reúne 120 municípios de 20 países europeus – a construção da estratégia municipal foi destacada como boa prática de participação jovem.
Importa ainda destacar o evento “Do Well Do Good Challenge 2021”, atividade promovida pela ShARE-UP, que aproveitou a experiência na semana da Educação Global 2020 para modelar esta competição universitária, assumindo a construção da Estratégia da Juventude do Porto 4.0 como um estudo de caso, onde 96 estudantes da Universidade do Porto desenvolveram soluções para amplificar a participação jovem na fase de implementação da nova estratégia da juventude.