No âmbito das medidas do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART), lançado em 2019, a Área Metropolitana do Porto assumiu como uma das medidas a implementar a redução tarifária para toda a população e a gratuitidade do transporte público até aos 12 anos.
Nesse contexto, a maioria independente eleita pelos portuenses para a governação da cidade foi mais longe e considerou esta uma oportunidade única para a implementação de uma política de mobilidade sustentável, comprometida com as gerações mais novas. Quis então promover uma utilização do transporte público que induzisse uma mudança de comportamentos, adotando uma premissa clara: era premente englobar as faixas etárias que têm maior autonomia nas deslocações e alguma capacidade de escolha. Assim se alargou a gratuitidade até aos 15 anos.
Foi com esta visão de futuro que há dois anos nasceu o Andante Porto.13-15 para os jovens residentes no Porto. O título, disponível ao longo do ano letivo de 2019/2020, foi suportado pela Câmara do Porto, que garantiu os custos de utilização dos passes mensais na totalidade.
Nesse primeiro ano letivo, cerca de 45% dos alunos residentes no Porto, com idades entre os 13 e os 15 anos, puderam usufruir gratuitamente do sistema de transportes público.
O sucesso da medida levou a maioria independente a alargar a gratuitidade no ano letivo 2020/2021 até aos 18 anos, fazendo assim coincidir com a escolaridade obrigatória. Mesmo em contexto de pandemia, no início do ano letivo, mais de 5.000 alunos residentes no Porto tinham assinaturas Porto.13-18 válidas. O investimento ronda os 1,2 milhões de euros.
Andante Porto.13-18 pode ficar associado ao cartão Porto.
O cartão Porto., lançado nesta segunda-feira, dia 5 de abril, dirige-se a todos os munícipes com domicílio fiscal na cidade e ainda a estudantes com quarto ou casa arrendada na cidade. O cartão dá acesso gratuito a todos os espaços do Museu da Cidade, descontos de 50% nos espetáculos do Teatro Municipal do Porto, no acesso às piscinas municipais, permite a utilização gratuita do Funicular dos Guindais, além de outras vantagens que vão ser associadas ao longo do tempo.
De modo a ser inclusivo, este cartão físico vem igualmente embrulhado por uma experiência digital que pretende agregar serviços e benefícios de diversas áreas, facilitando a interação entre o Município do Porto e os seus munícipes. Por exemplo, o munícipe que aderir gratuitamente ao cartão passa a ser informado de intervenções e condicionamentos que afetem a rua em vive, assim como avisos meteorológicos e informações relativas a ações da Proteção Civil Municipal.
A partir de junho 2021, o cartão Porto. também passa a agregar o cartão Andante Porto.13-18, mediante solicitação do titular deste transporte.