O Porto, o Nosso Movimento reuniu no passado dia 25 de maio pela primeira vez, em Assembleia Geral, após a eleição de novos órgãos sociais. O destaque da reunião vai para a aprovação, por unanimidade, do Plano de Atividades e Orçamento do ano de 2023, o primeiro de Filipe Araújo na qualidade de Presidente da Direção.
Na última reunião magna, que contou com a presença de cerca de meia centena de associados do Movimento cívico, foram também aprovados o Relatório, Contas e Balanço do exercício de 2022 da Direção até então presidida por Francisco Ramos. Durante a Assembleia Geral, foi enaltecido o trabalho desenvolvido pela associação cívica no último exercício, bem como as iniciativas realizadas já nesta nova fase, que comprovam o sucesso do Movimento de cidadãos, que não dá sinais de abrandamento.
O intenso planeamento do presente ano, que demonstra o dinamismo da associação, foi explicado detalhadamente a todos os associados. Um dos pontos destacados foi a presença semanal (todas as terças-feiras) do Movimento no Porto Canal, através de Filipe Araújo. A frequência semanal em televisão tem sido relevante como escudo político de defesa dos eleitos municipais, enquanto cumpre um papel importante no combate político público em prol da cidade, e marca a agenda dos temas que realmente preocupam os portuenses.
Destaque ainda para as repercussões muito positivas da última edição das Conversas à Porto, dedicada ao tema da habitação (https://portoonossomovimento.pt/filipe-araujo-acusa-governo-de-querer-assumir-todos-os-papeis-na-area-da-habitacao/), tendo como pano de fundo o Programa “Mais habitação” proposto pelo Governo. Recorde-se que, nessa ocasião, Filipe Araújo acusou o Governo de excesso de voluntarismo, “ao querer assumir praticamente todos os papéis, propondo-se a ser senhorio, fiador, credor, intermediário, cobrador, construtor…”.
A aprovação destes documentos marca mais um passo importante para o Porto, o Nosso Movimento, e reflete a transparência e o compromisso da Associação Cívica com a sua missão e com os seus associados, continuando a fortalecer o seu papel na cidade do Porto.