Nascido no Porto e licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade do Porto, José António Salcedo recebeu os graus de Mestrado e Doutoramento pela Universidade de Stanford, na Califórnia, como bolseiro NATO e Fulbright. Em Stanford realizou igualmente um pós-doutoramento como bolseiro IBM, tendo trabalhado de seguida como Cientista Sénior na Westinghouse, Pennsylvania. Regressou para fundar o INESC-Porto e o seu Centro de Optoelectrónica. É empreendedor e recebeu o prémio carreira “IEEE Engineering Achievement Award 2009”. É autor e co-autor de mais de 100 trabalhos publicados internacionalmente e de 10 patentes registadas nos EUA.
Salcedo explicou que as condições para o empreendedorismo se verificam mais facilmente em regiões mais alargadas. A diversidade cultural foi apontada por si como sendo determinante para a inovação. “A cultura tem que fazer parte integrante e central do processo de inovação”, afirmou.
Depois de Salcedo, também Luís Reis, gestor da SONAE, apontou caminhos para a cidade que diz estar bem entregue a Rui Moreira. O presidente da Câmara fechou a sessão.
Assista ao vídeo das intervenções de José António Salcedo e Luis, Reis.