15 Fevereiro, 2021

PSD confirma o seu receio relativamente aos grupos de cidadãos eleitores ao votar contra moção apresentada pelo grupo municipal Rui Moreira: Porto o Nosso Partido sobre a lei autárquica

Os deputados municipais do PSD da Assembleia Municipal do Porto acabam de votar contra a moção do grupo municipal Rui Moreira: Porto o Nosso Partido pela simplificação do processo eleitoral e pela desburocratização da apresentação de candidaturas por grupos de cidadãos eleitores. A Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento retira desta votação uma única conclusão: o PSD tem medo dos grupos de cidadãos eleitores, e está também fraturado e enfraquecido, já que três dos seis deputados sociais-democratas votaram a favor da referida moção, aprovada pela maioria da Assembleia.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Que o PSD tinha demonstrado os seus verdadeiros intuitos ao ter tentado, em 2017, vencer o Movimento Independente na secretaria, já sabíamos. Também já sabíamos que, não contente com o veredicto do tribunal àquela data, não se daria por derrotado, e que prepararia, para momento ulterior, uma nova investida.

Fê-lo, no verão do ano passado, com o seu compagnon de route PS, empreendendo uma série de alterações à lei autárquica que têm como único objetivo inviabilizar e dificultar, até ao limite da exaustão, a apresentação das candidaturas de grupos de cidadãos eleitores.

Houve quem dissesse na Assembleia da República que a lei era dirigida a Rui Moreira, um “fato à medida” do bloco central. Não poderíamos estar mais de acordo. O centrão continua com uma espinha atravessada na garganta: a presidência independente da segunda maior câmara municipal do país.

A Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento aplaude, por uma vez, que o PSD se tenha revelado em toda a sua mesquinhez: votando contra uma moção que mais não quer do que apelar ao Governo e Parlamento pela simplificação do processo eleitoral e pela desburocratização da apresentação de candidaturas por grupos de cidadãos eleitores, ao mesmo tempo em que – pasme-se – aprovou na mesma sessão da Assembleia Municipal todas as propostas da esquerda.

A estratégia do líder de bancada, que é nada mais nada menos do que o presidente da distrital do Porto do PSD e presidente da Junta de Freguesia de Paranhos acaba, assim, por demonstrar a vassalagem ao líder do partido, qual ventríloquo de uma história da carochinha, na qual nem o mais incauto João Ratão cai.

Aos três deputados que votaram a favor da referida moção – Alberto Lima, Pedro Duarte e Luís Osório – a Associação Cívica – Porto, o Nosso Movimento louva a coragem, a independência e a liberdade de pensamento perante um vil ataque ao pleno exercício da democracia de que estamos a ser alvo.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

×

Eu Quero Receber a Agenda

×

Quer ser convidado para as acções deste movimento?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ser Associado

×

Criado em Dezembro de 2017, a Associação Cívica – Porto, O Nosso Movimento, nasceu para debater a cidade, para promover a cidadania e dar continuidade e apoio às candidaturas independentes que levaram mudaram o panorama político do Porto. Seja ou não cidadão do Porto, pode candidatar-se a ser associado.

Faça Download da Ficha de Inscrição
e, depois de digitalizada, envie-a por email para

Ficha de Inscrição Estatutos

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta associação?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo